

Manuel dos Reis Machado (Mestre Bimba), nascido no dia 23 de novembro de 1900 no Engenho Velho de Brotas em Salvador-Bahia-Brasil. Filho de Luis Cândido Machado, famoso campeão de Batuque, e de dona Maria Martinha do Bonfim. Seu apelido surgiu através de uma aposta feita pela sua mãe com a parteira, pois dona Maria achava que seria uma menina, enquanto a parteira dizia que seria um menino, e quando confirmou um menino, a parteira assim o batizou, pois Bimba, era o nome dado ao órgão sexual masculino na Bahia.
Aos 12 anos de idade, acontece o seu primeiro contato com a Capoeira na Estrada das Boiadas, hoje bairro da Liberdade em Salvador. Seu mestre foi o africano Bentinho, que na ocasião era o capitão da compania da navegação baiana, com quem treinou por 4 anos a capoeira primitiva, e ensinou a mesma por mais 10 anos. Aos 18 anos de idade, Mestre Bimba começou a ensinar a Capoeira que havia aprendido, que hoje chamamos de Capoeira Angola, pois a denominação Capoeira Angola vem logo apos a criação da Capoeira do Mestre Bimba, a famosa e festejada Capoeira Regional. Mestre Bimba percebeu que a Capoeira estava se descaracterizando, e perdendo seus aspectos de luta. Pois para o Mestre Bimba a capoeira deveria ser vista e entendida dentro do contexto de origem! O Mestre também se preocupava muito com a imagem que a Capoeira passava para a sociedade, pois o capoeirista sempre foi vítima de preconceito e muita discriminação, e vistos como vandalos, marginais, ladrões, vagabundos, etc… Basiado nesta realidade social, em 1928, Mestre Bimba criou uma nova modalidade que ele denominou de Luta Regional Baiana, pois não podia dar o nome de Capoeira, por que naquela época a prática da capoeira ainda era proibida. Mestre Bimba desenvolveu o seu propio método de ensino, do qual mixturou o Batuque com a capoeira primitiva preservando os seus rituais e fundamentos, proporcionando a evolução e a modernização da Capoeira, e dessa forma proporcionou a visibilidade da capoeira, chegando a todas as camadas da sociedade. E assim levou a Capoeira para um lugar de respeito e valor na sociedade. Para Mestre Bimba o capoeirista deveria ser um homem de respeito e moral, pois se os alunos entendessem esse conceito sobre postura e caráter, poderiam levar a capoeira para uma posição de extrema valorização social. Em 1936 Mestre Bimba cria a primeira academia de Capoeira da historia, CCFR, Centro de Cultura Física Regional, viabilizando os seus ensinamentos e formando não só lutadores, mas principalmente pessoas-de-bem (cidadões). E por conta dessas modificações, em 1953 Mestre Bimba foi convidado para fazer uma apresentação para o então Presidente da República GetulhoVargas no Palácio da Aclamação no estado da Bahia, e momentos depois da exibição o Presidente declarava que a capoeira sairia do códico penal, e passaria a ser reconhecida como a única Arte Marcial originalmente Brasileira, e que poderia ser uma grande contribuição para a Educação Física.
Mestre Bimba era Baiano de coração e amava seu estado, mas não era feliz com o governo Baiano, pois nunca se sentiu suficientemente valorizado pelas autoridades da Bahia. Com esse sentimento não foi difícil para Mestre Bimba aceitar um convite feito pelo seu aluno Osvaldo de Sousa, em 1973, para morar em Goiânia, capital do estado de Goias. Pois em Goiânia Mestre Bimba achava que poderia ser valorizado como realmente merecia. Em 1974, morre Manuel dos Reis Machado o grande Mestre Bimba, logo após um show Mestre Bimba começa a passar mal e é levado para o hospital de Clínicas de Goiânia, onde morreu de derrame cerebrau aos 74 anos de idade. Deixando o mundo capoeiristico com muitas saudades. E devido a isso, todas as academias da Bahia se fecharam por 7 dias em homenagem ao grande Mestre.
Muito axe ao grande Mestre Bimba,um homem que nasceu para mudar ahistoria, e que merece o nosso respeitoe admiração, e jamais deve ser esquecido.
Eternidade ao Mestre Bimba.
Regulamento da Academia de Mestre Bimba
1. Deixe de fumar. É proibido fumar durante os treinos.
2. Deixe de beber. O uso do álcool prejudica o metabolismo muscular.
3. Evite demonstrar a seus amigos de fora da roda de capoeira os seus progressos. Lembre-se de que a surpresa é a melhor aliada numa luta.
4. Evite conversa durante o treino. Você esta pagando o tempo que passa na academia e, observando os outros lutadores, aprenderá mais.
5. Procure gingar sempre.
6. Pratique diariamente os exercícios fundamentais.
7. Não tenha medo de se aproximar do seu oponente. Quanto mais próximo se mantiver, melhor aprenderá.
8. Conserve o corpo relaxado.
9. É melhor apanhar na roda que na rua.